quinta-feira, 31 de março de 2011

A história do café no Brasil


O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930. Concentrado a princípio no Vale do Paraíba (entre Rio de Janeiro e São Paulo) e depois nas zonas de terra roxa do interior de São Paulo e do Paraná, o grão foi o principal produto de exportação do país durante quase 100 anos. Foi introduzida por Francisco de Melo Palheta ainda no século XVIII, a partir de sementes contrabandeadas da Guiana Francesa.

O café estendeu-se derrubando a mata, abrindo estradas, fixando povoações e criando riquezas, explorando o solo virgem e rico em nutrientes. O ouro e da cana saíram de cena e cederam o palco para o "ouro verde" - Apelido dado ao café pelos fazendeiros.
Com a expansão do café, o país obteve algumas consequências importantes:
  •  A áreas cobertas de matas foram substituídas por uma nova paisagem;
  •  Surgimento a uma nova aristocracia rural chamados "Barões do Café";
  •  Existência de cidades pioneiras;
  •  Introdução do imigrante italiano em São Paulo;
  •  Multiplicação das vias férreas.
No final do século XIX, o café respondia por 70% do valor das exportações brasileiras, enquanto a Colômbia correspondia 2% da produção mundial. Atualmente, o Brasil produz em média 32 milhões de sacas, sendo 35 milhões nos anos de alta e 27 nos anos de baixa. Considerando que a nossa participação na produção mundial é de aproxidamente 30%.